Projeto


Titulo: LUNITA: UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO PROCESSO DE LETRAMENTO DE CRIANÇAS TRI/BILÍNGUE;
Autor(es): Flavia Alves Guerreiro; Isabele Da Silva Souza;
Orientador(a): Eli Gomes Castanho;
Área: Ciências Humanas;
Resumo: O município de Ponta Porã-MS, fronteira seca com a cidade de Pedro Juan Caballero – Paraguay, é permeado por uma diversidade sociocultural percebida no cotidiano das pessoas que ali habitam. É corriqueiro o fato de crianças, que residem do lado paraguaio, estudarem nas escolas do lado brasileiro. Essas crianças, desde pequenas, aprendem o espanhol e/ou guarani, línguas oficiais paraguaias. Ao ingressarem nas escolas brasileiras, na época da alfabetização, têm essas línguas como maternas, pois só terão contato com o português dentro do âmbito escolar, gerando maior dificuldade no processo de alfabetização/letramento. Deste modo, decidiu-se desenvolver o presente projeto, que visa ao desenvolvimento de uma ferramenta digital que possa facilitar o processo de letramento/alfabetização das crianças residentes na fronteira. Assim, construiu-se um aplicativo em forma de jogo, que poderá ser utilizado nos computadores das escolas inseridas nesse contexto. O jogo é voltado para a alfabetização/letramento relacionando espanhol com a língua portuguesa e, consecutivamente, a leitura e a escrita nessas línguas.;
Campus: Ponta Porã;
Curso(s): Informática;
Tipo: TCC;
Ano de conclusão: 2017;
Tags: Fronteira,Letramento.
Imagem PDFArquivo anexado

©2019 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Cristiano Haas Fretes.

Campus Ponta Porã: Rodovia BR-463, km 14, s/nº – Ponta Porã/MS – CEP: 79909-000 Telefone: (67) 3437-9600